Política de Privacidade do WhatsApp não é transparente, diz pesquisa do Idec


WhatsApp atualizou seus termos de uso e, a partir do dia 25 de setembro, todos os usuários terão seus dados compartilhados com o Facebook, a menos quemanifestem interesse em não realizar a troca de informações até o próximo sábado (24). Apesar dessa possibilidade existir para quem já possuía uma conta no serviço antes de 25 de agosto, a nova política de privacidade do mensageiro tem desagradado a uma boa parte dos usuários do app, como reforça a pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) na última quinta-feira (22).
[marca] WhatsApp (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Segundo pesquisa, política de privacidade do WhatsApp não é transparente (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
O Idec fez uma enquete online com 2.463 pessoas entre os dias 8 e 21 de setembro. Desse total, 63,5% acreditam que os termos de uso do WhatsApp são injustos, pois, inicialmente, alegavam "proteger a privacidade" e não há a opção de escolher quais dados serão compartilhados com o Facebook.
O estudo também mostrou a desconfiança de quase metade dos usuários em relação à criptografia de ponta-a-ponta: 48% das pessoas que responderam à enquete acredita que o conteúdo de suas conversas será compartilhado com outras empresas.
Ao que indica a pesquisa, maior preocupação de quem usa o WhatsApp é saber como suas informações serão coletadas e se o Facebook terá acesso às conversas do aplicativo de mensagens. Segundo o órgão de defesa ao consumidor, os novos termos de uso não são didáticos e transparentes e acabam ferindo o Marco Civil da Internet.
O Idec defende ainda a abertura de um inquérito por parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e do Ministério Público Federal  para avaliar se há delito contra os consumidores, com base no Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet, tendo como base a mudança dos termos do uso do WhatsApp e a quebra de expectativa legítima do consumidor.

Fonte:http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/politica-de-privacidade-do-whatsapp-nao-e-transparente-diz-pesquisa-do-idec.html

 
Istori Games © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting