Google é criticado por liberar o mensagem Allo sem proteção da privacidade

Um dos pontos que chamaram a atenção no anúncio doGoogle Allo foi a privacidade. A promessa era de que as mensagens ficariam armazenadas nos servidores do aplicativo de forma passageira e criptografada. No entanto, uma situação curiosa foi descoberta após o lançamento do app nesta quarta-feira (21). Por padrão, todas as conversas ficam registradas, contrariando o que o Google prometeu ao apresentar o Allo durante a conferência Google I/O, nos Estados Unidos.
Ainda há uma forma de apagar o histórico no Google Allo ao utilizar o modo anônimo, que deixa o aplicativo semelhante ao Snapchat. O internauta pode até mesmo determinar um período entre cinco segundos e uma semana, para que as mensagens se apaguem automaticamente depois de lidas. O problema disso é que, ao usar o recurso, o assistente virtual Google Assistant, apontado como o principal diferencial em relação aos rivais, deixa de funcionar no celular.
Google Allo chega para concorrer com WhatsApp (Foto: Melissa Cossetti/TechTudo)Google Allo chega para concorrer com WhatsApp (Foto: Melissa Cossetti/TechTudo)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

As mensagens trocadas dentro do mensageiro do Google passam por criptografia entre o celular e o servidor da empresa. Contudo, os algoritmos do Google conseguem decifrar o conteúdo das conversas, depois que são armazenadas, inclusive para sugerir informações como locais de interesse, receitas e músicas.
A polêmica é tanta que até o ex-funcionário da CIA Edward Snowden recomendou publicamente no Twitter que os usuários não utilizem o aplicativo. Para o consultor, responsável por vazar documentos que comprovaram a espionagem de cidadãos comuns e governos por parte dos Estados Unidos, o Allo pode servir para violar a privacidade.
De acordo com a companhia, isso foi necessário para um melhor funcionamento do Google Assistant. Afinal, o recurso utiliza inteligência artificial para oferecer sugestões de mensagens durante uma conversa.
Snowden recomenda que usuários não use Google Allo (Foto: Reprodução/Twitter)Snowden recomenda que usuários não use Google Allo (Foto: Reprodução/Twitter)
Assim como outras ferramentas de inteligência artificial, o assistente "aprende" conforme o uso. Com isso, manter as conversas salvas, em vez de excluí-las, torna o recurso mais ágil e com maior probabilidade de resultado satisfatório.
Há formas de ter privacidade no Google Allo. Além de permitir a exclusão das mensagens – o que faz com que elas sejam removidas definitivamente dos servidores da empresa –, o aplicativo oferece o modo anônimo. Neste recurso, as mensagens são criptografadas ponta a ponta, o que deixaria as conversas indecifráveis até mesmo para o Google.
Fonte:http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/google-e-criticado-por-liberar-o-mensagem-allo-sem-protecao-da-privacidade.html

 
Istori Games © 2011 | Designed by Bingo Cash, in collaboration with Modern Warfare 3, VPS Hosting and Compare Web Hosting